8)

8)

terça-feira, 22 de julho de 2014

Método

Tudo que é feito com método torna-se mais fácil.

Toda pessoa inteligente, ao fazer uma atividade inúmeras vezes, desenvolve um método, uma forma para facilitar e encurtar essas atividades repetitivas.

Um colega diz que não chama faxineira em casa, pois ela leva um dia todo para fazer o que ele faz em duas horas. Eu acredito. Aqui em casa também é assim. Eu e meu marido fazemos uma faxina completa em uma hora e meia. Acredito que isso ocorra por dois motivos, o primeiro é que tu sabe que lugares mais precisam de limpeza e em quais a sujeira mais te incomoda, então tu vai focar neles. O segundo é o método.

Lavando louça, eu sempre penso em como fazer com que o sofrimento dure menos (principalmente no inverno, pois a cozinha é fria), então faço o seguinte:

1- Não sujo. Isso mesmo, explico, não coloco louças engorduradas junto com as não engorduradas. Deixo as mais sujas dentro da pia e as outras fora.

2- Não deixo a sujeira secar. Mais tarde, fica bem pior.

3- Sempre que possível uso água quente. Limpa mais, economiza sabão e, por isso, é mais "verde".

4- Lavo bem a esponja e deixo a água com sabão escorrer pela louça mais suja. Às vezes fecho o ralo para molhá-las bem.

5- Ensaboo a louça menos suja e enxáguo em cima daquela mais suja. Se a pia enche, vou esvaziando e deixando encher de novo ao longo do processo, assim a água vai tirando os resíduos.

6- Depois eu lavo bem a esponja de novo e termino.

Fica tudo limpinho bem rápido. E fico pensando em como desenvolver método para toda a faxina, determinando o que quero que seja feito e como para passar a faxineira e me livrar dessa horinha de trabalho chato, já fiz um check-lis, mas falta bastante para tornar-se método, mas vamos indo, um dia fica bom.

Nenhum comentário: