8)

8)

sábado, 23 de junho de 2012

A propósito de professores



Não é por que sou professora (até por que sou professora só de meio turno), mas não existe nenhuma outra profissão que exija tanto esforço. O nosso trabalho está sempre conosco: tudo que lemos, vimos e ouvimos é filtrado para sala de aula. Passamos a vida a preparar, ministrar e corrigir e ministrar novamente até que se compreenda. Mas não é só esse nosso desafio.

O professores enfrentam salários miseráveis, péssimas condições de trabalho e alunos cada vez mais arrogantes (e, por isso, com mais dificuldade de aprender) que tratam professores como se fossem clientes e não alunos. A propósito, talvez devêssemos voltar a chamar a relação de aluno/professor de relação discípulo/mestre para voltarmos a saber qual é fluxo do conhecimento. Sim, sou meio direitista nesse aspecto - acho que professores aprendem muito com seus alunos, mas ainda acho que eles tenham de ter mais o que ensinar.

Os professores também enfrentam uma profissão não regulamentada na qual ocorrem n invasões de mercado de trabalho, precisam lidar com a ilegalidade de seus governantes que não pagam o que justiça manda e ainda são atacados pela polícia se tentam reivindicar seus direitos. Além de tudo isso, acabam por se prejudicar, pois sempre se solidarizam com seus alunos de tal forma que tiram de si para doar.

Hoje fui a Canoas como minha irmã ver seu vestido de noiva e, na volta, me deparei com uma imagem peculiar: dois jovens vestindo kimonos com caixinhas pedindo dinheiro para irem a uma competição. Enquanto os jovens pediam, o professor passavam entre os carros tentando explicar a situação da seguinte forma: procurem na internet, em agosto, vamos ao campeonato e não ganhamos nenhuma ajuda governamental.

A falta de apoio ao esporte é outro tema relevante, mas não foi isso que me tocou.

O que me maravilhou foi ver aquele professor que deixou de estar com sua família, ou de descansar da semana cheia de trabalho para estar ali, em pleno sábado de sol: na sinaleira, pedindo doações e incentivando seus alunos a sonhar.

Sim, isso é o mais importante.

Ele está ensinando, através do seu exemplo, a dedicação, ele está incentivando o esporte, ele está prestando um serviço imenso à sociedade; mas principalmente ele está ensinando esses jovens a sonhar, a tentar, a se esforçar para conseguir até a última opção. E, mesmo que eles não consigam, isso ficará nas suas memórias para sempre: o empenho na tentativa e a dedicação daquele professor.

P.S.: Segui a instrução do professor e procurei na internet mais sobre o projeto:

http://canoasriobrancojudo.blogspot.com.br/2012/04/judocas-do-rs-vao-as-ruas-pedir.html

Nenhum comentário: