8)

8)

domingo, 3 de abril de 2011

A propósito da vida



Esse post é sobre a vida, mas eu vou falar de mortos, mais especificamente de uma morta. Minha bisavó a quem eu amava muito e, apesar de já fazerem 15 anos que ela faleceu, tenho sentido saudade.
Em função da organização do casamento convidamos alguns velhinhos para o evento e eles nos responderam que talvez não tivessem condições físicas para ir. É certo que ser velho deve ser difícil, participar de um casamento, depois de tantos, não ser mais tão divertido e etc; mas me parece que pessoas que vivem assim estão só esperando. São como aqueles dois velhinhos de "Enquanto a noite não chega" de Josué Guimarães. É triste.

Por isso lembrei da Vó veia, ela era o contrário disso. Ela não esperou a morte por mais de um dia, viveu até os 96 anos. Viveu em sua própria casa, fazendo sua própria comida e se organizando até o fim. Uma guerreira. Que adorava uma festa!! Era só chamar que não faltava roupa (sempre me lembro dela de chambre e de touca de lã) nem vontade. E ela dançava. Há fotos dela dançando uma valsa em seus 95 anos!

Eu quero ser assim. Viver até o último minuto que for dado com a glória de cada momento bom ou ruim. Quero participar, ver, estar, interagir, ver netos, bisnetos e tataranetos casarem, se formarem e tudo mais. Não entendo como uns não percebem a dádiva da vida e como está passando.

Nenhum comentário: