8)

8)

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A propósito de uma aula

A universidade pública, gratuita e de qualidade sempre foi um dos meus lemas. Talvez por que todos na minha família se formaram em universidades federais e mesmo antes de ingressar na UFRGS já ouvia a Wrana repetir em todas as formaturas esse jargão. Fiz meu curso no tempo mínimo, sem desperdiçar recursos públicos.
Me formei e voltei a prestar vestibular, mas no mesmo ano fui aprovada no programa de pós-graduação em Literatura Brasileira. Minha nova graduação perdeu importância e confesso que não me dediquei nada, me matriculei e nunca apareci nas aulas ou fui até a primeira prova quando minha falta de dedicação gerou notas desastrosas. Temi que ao fazer uma cópia de meu histórico escolar, até então bem razoável, aparecessem esses fiascos; consegui fazer esse extrato só com o primeiro curso, contudo minha consciência não me perdoa.
Muitas pessoas quase sem patrimônio estão investindo seus escassos recursos numa formação que não tem sentido. Além disso, não me perdôo por ter deixado alguém, que provavelmente estudou bastante, de fora naquele ano em que ingressei no curso. Por isso, continuo, conforme tenho disponibilidade de tempo me matriculo novamente e estudo, só em respeito àquela criatura que ficou de fora.
Entre idas e vindas me matriculei em uma disciplina eletiva, que me pareceu interessante. Contudo, meus colegas gritam durante a aula, jogam truco e saem depois da chamada (graças a Deus deixam um pouco de silêncio em seu lugar). A professora não fica atrás, parece bem intencionada, mas chega sempre atrasada (em caráter permanente e combinado), se atrasa além do combinado, termina a aula mais cedo (dá quase 1 horas de aula quando deveria dar dois créditos!!) e dá uma aula sofrível (além de não dominar nenhum dos recursos tecnológicos a disposição para educação à distância).
Às vezes não compareço (o custo de oportunidade é alto e a categoria da aula não paga nem o deslocamento), todavia me remôo de culpa. Com todo esse desperdício e total falta de qualidade e controle, fico com medo de que grande parte dos recursos investidos nas nossas formações acadêmicas estejam indo para o lixo. Continuo achando que devemos ter ensino superior público, contudo deveríamos cobrar uma taxa por desperdício de disciplinas e nosso controle de qualidade deveria ser mais criterioso.

Nenhum comentário: