8)

8)

quarta-feira, 11 de março de 2015

A propósito do parto da Teodora

Tenho dois arrependimentos nessa vida: não ter filmado meu casamento e não ter tirado uma foto minha na sala de parto. O parto foi tão bom e a Teo nasceu tão bonita que é uma judiaria não ter um registro. Mas foram momentos lindos que seguramente ficarão na memória.

Meu trabalho de parto foi muito parecido com o que imaginei e planejei. Queria ficar em casa o máximo de tempo possível, então, próximo à uma da manhã, quando acordei com contrações mais fortes do que de costume e percebi que a Teo vinha nascendo, fiquei bem quieta, contando o tempo entre as contrações que já estavam de 5 em 5 minutos. Fiquei assim até às 3, só então chamei o Vinícius.
Ele me disse para ficar calma e dormir mais um pouco. Eu disse que tinha certeza que era a hora e ia chamar minha mãe. Planejei que ela ficaria comigo, controlando o trabalho de parto em casa (a mãe é enfermeira obstetra) até a hora de nascer, em pouco tempo ela chegou e mediu meu colo. E aí as coisas começaram a ficar diferentes. A mãe quis logo ir para o hospital, pois achou meu colo muito fino e teve medo de esperar mais e a Teo acabar nascendo no carro. No caminho, avisamos a médica que estávamos a caminho do hospital.
Chegando lá, umas 4 horas, as dores ficaram fortes e me encaminharam sozinha para uma sala de pré-parto. Naquele momento passei muito mal, vomitei e achei que ia desmaiar de dor, não queria ficar ali só. Logo chamaram uma enfermeira que mediu novamente o colo e disse para eu ir para casa, que ainda ia demorar muito. Minha mãe insistiu que fizessem um outro exame, um map, para verificar as contrações, não aguentei o exame, estava com muita dor, mediram o colo outra vez e tinha 5 cm de dilatação. Só então a enfermeira pediu a médica para vir para o hospital e me encaminhou para sala de parto.
Eu queria ficar de pé e no chuveiro, fiquei assim com a minha mãe na sala de parto até a médica chegar, quando ela chegou me conseguiu uma bola e orientou o uso debaixo d'água. Foi bem "aliviador". Logo começou a vontade de fazer força, eu queria seguir de pé, mas a médica solicitou que eu fosse para maca, acho que teria sido mais fácil ficar de pé, mas, talvez, teria sido mais arriscado para minha pelve, fui para maca e comecei a fazer força. Perdi a noção de tempo, mas acho que já passava das 5:30. Fazia toda força possível e ainda assim não era o suficiente, fazia força errado, colocava muita pressão no pescoço, a médica e a mãe tentavam me orientar, mas eu não conseguia fazer diferente, foi um momento angustiante. Em seguida, a médica disse que teria de fazer uma episiotomia, eu não queria, mas ela chamou a mãe e mostrou como era necessário, como eu confio nelas, deixei. A médica, que me conhece desde pequena, começou a ficar ansiosa com a demora, acho que estava mais preocupada do que eu, a todo momento dizia respeitar minha vontade de deixar o parto fluir, mas diversas vezes falou que podia abreviar aquele momento, que já era quase de manhã. Eu fazia que nem escutava e tentava fazer força corretamente, ela me motivava, já vai nascer, dizia a cada contração, na próxima vem com certeza, já tá quase aqui.
Até que 7:38 a Teodora nasceu. Colocaram ela em cima da minha barriga, ela chorou um pouquinho e logo ficou me olhando com seus grandes olhos lindos. Foi um momento maravilhoso, tudo parou, por duas vezes quiseram levar ela para o banho, mas eu pedi que ficasse, não sei por quanto tempo fiquei assim, eu estava em êxtase. Achei que ela seria levada e rapidamente devolvida, demorou tanto para trazerem de volta que fiquei ansiosa, segundo me disseram, tinha fila para o banho, muitos bebês nasceram naquela manhã. Tomei café enquanto esperava e quando ela chegou coloquei-a para mamar. Era linda! Nasceu com 3.285Kg e 47 cm. Uma fofinha. E me parecia tão pequena. Tudo tinha sido tão perfeito, fora uns pequenos detalhes, porque a vida real não segue exatamente o planejado e um trabalho de parto é dinâmico (como a minha mãe já tinha me dito várias vezes), que nem acreditava, estava transbordando de alegria. Por isso queria uma fotografia.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa Tuga nasceu perfeita e trazendo muita alegria para nossa família!