8)

8)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Gravidez não é doença

Nunca tinha pensado muito sobre esse dito popular, mas agora percebi que é uma grande cilada.
É óbvio que gravidez não é doença, os produtos são muito diferentes, nenhuma doença traz resultados tão positivos quanto um bebezinho e tudo de novo que ele traz consigo; mas se os processos não fossem semelhantes, não seria necessário repetir tanto que uma coisa não é outra. Os efeitos da gravidez no organismo são grandes, notáveis e muito diferentes de pessoa para pessoa.
Me dei conta de que é uma frase que desautoriza a mulher grávida a sentir os efeitos fisiológicos de seu estado físico e emocional. É uma frase machista e cruel repetida inúmeras vezes num mundo ainda mais machista e cruel.

Eu não sou muito feminista, acho que, como na minha família o machismo subsiste de forma muito tênue, acreditei que o mundo também já tivesse ultrapassado essa fase. Mas me enganei.

Não sou muito "menininha" no sentido tipificado do termo, nem muito sensível às ditas coisas "de mulher", quase nunca sinto cólica, não percebo minha tpm, meu humor é meio estável e meus hormônios comportados. Achei que minha gravidez também ia transcorrer assim, sem maiores percalços.

Mas não é bem assim, alguns sintomas são fortes e incontroláveis. O sono é de três noites sem dormir e o enjoo é constante mesmo que quase não vomite. Algumas coisas que gosto muito de comer, não posso nem ver. Perfumes e odores fortes que nunca me incomodaram me nauseiam imediatamente. Não quero sair e nem ver ninguém, embora não esteja nada deprimida, estou muito feliz e quero compartilhar minha alegria com meus amigos e familiares, mas a vontade de dormir é maior do que tudo.

Por isso, hoje compreendo a crueldade da expressão e me revolto. Nunca fales do que não entendes! Assim corres menos risco de ser estúpido. E, ao deparar-se com uma mulher grávida, compreenda, afinal, se não engravidássemos, a humanidade já estaria extinta e a maioria das coisa que consideras importantes e fundamentais nem mesmo existiriam.


Um comentário:

tata disse...

Muito lindo!!! Muito sensível!!!! Amo vc demais!