8)

8)

domingo, 6 de abril de 2014

Companhia ou solidão?

Eu gosto de animais, principalmente de cães. Acho-os companheiros, fiés e fofinhos, mas são cães. Me sinto sinceramente incomodada com pessoas que colocam os cães e, principalmente, seus cães acima das pessoas em geral e até das pessoas de seu círculo de amizade. Acho o fim, se tu tens amigos que não valem pelo menos o mesmo que teu cachorro, te afasta deles, é melhor viver sozinho. Um amigo é um bem precioso com quem podemos contar para um passeio, para ir no cinema, discutir um livro, tomar um chá ou uma cerveja fazendo altos tratados filosóficos, alguém para rir e chorar, falar do trabalho, da família e dos outros amigos, enfim amigos são mais importantes que animais de estimação. Eu amo e respeito os animais, mas enquanto não respeitarmos as pessoas e não nos importarmos com os nossos semelhantes, não evoluiremos enquanto humanidade – no sentido mais amplo do termo.
Circula pela internet um texto típico desse tipo de entendimento de mundo que fala que os donos das casa são os cachorrinhos e os visitantes são intrusos que devem adaptar-se. No meu tempo isso era falta de educação. Quando recebíamos um visitante, fazíamos o que lhe agradava, servíamos comida a seu gosto, música de acordo e púnhamos a disposição todo conforto de nossa casa. E não colocávamos os cachorros neles. Convidar um alérgico para sua casa e não passar um aspirador no sofá é sacanagem. Receber uma pessoa que tem medo de cães e sujeitá-la ao sofrimento de passar a visita assombrado é de extremo mau gosto. É o mesmo que convidar um vegetariano para o almoço e dizer que temos churrasco, só de carne, quer, quer, não quer, não venha me visitar. Não é uma boa forma de fazer amizades.
Os cães devem ser ensinados a respeitar o espaço de seus donos e a passar algum tempo longe deles sem que isso seja visto como castigo. É uma questão de ordem. Todos podem ter um cachorro, é bom e legal, mas é mais importante ter amigos. Muitas pessoas que têm esse tipo de atitude afrontosa que coloca o visitante em situações constrangedoras, vão deixar de receber amigos e cada vez menos vão se relacionar com eles. Depois dirão que adotaram um cachorrinho para espantar a solidão.

Nenhum comentário: