8)

8)

sábado, 25 de junho de 2011

O prazer de ler

Eu adoro ler. E acho horrível quando as pessoas dizem: eu gostaria de ler, mas não tenho tempo. Como se ler fosse coisa de desocupado.

Mas todo problema é que estou preocupada com as minhas leituras.

Em função do doutorado, tenho lido muito teoria da literatura e nada de literatura. Nada por gosto, com vontade. O último livro legal que li foi "Natália", mas só li por que faz parte da minha tese - então não conta. Então acabo me enquadrando no rol das pessoas que não tem tempo para ler. Leio no ônibus, antes de dormir, enquanto espero qualquer coisa; mas na minha bolsa só tem um livro de sociologia!!!

E agora - que vou para agência de carro - quando vou ler?

Entrei numa livraria esses dias - eu procuro evitar esse tipo de visita para evitar problemas de orçamento - e queria carregar tudo: auto-ajuda, ficção científica, livros infantis e até aqueles de adolescente que agora são tão mais cheios de coisinhas. Ler toda a literatura inútil do mundo e a útil também, se é que essa linha é tão clara.

Já faz tempo que não participo de mesas sobre literatura com especialistas e isso me faz tanta falta. Queria saber se toda literatura, psicologia, sociologia, filosofia, história e antropologia não é uma forma de auto-ajuda, uma maneira de tentar nos compreender para viver melhor, um jeito de ver mundo com o olhar do outro,de viajar no tempo e no espaço e conhecer. Por isso, às vezes, quero ler tudo - ler para saber, para opinar, para não gostar. Não quero dizer (como certa vez um professor meu disse) não li e não gostei. Quero o direito à leitura! Já!

2 comentários:

Unknown disse...

Ler o que se gosta é muito bom...obrigado nem tanto... Eu e as meninas do intercâmbio vamos criar um Clube do Livro!!! com encontros mensais pelo Skype!!!! Vamos pegar muitas dicas ctg!!!

Camila disse...

E X A T A M E N T E!!!!
Tão bom saber que tu, doutoranda em psicologia, também sofre do mesmo problema que eu, reles pessoa normal!!! =D